Colunista - Idinando BorgesIdinando BorgesVida da gente

Uma festa italiana na Colônia Rodrigo Silva

NA COLÔNIA RODRIGO SILVA

 

 

Para celebrar os 134 anos da imigração italiana em Barbacena, a Casa D’Itália promoveu na tarde do dia primeiro de maio, um modesto evento, mas impregnado de simbologia e energia. Foi em 15 de abril de 1888 a instalação da primeira Colônia Italiana em Barbacena e também no Estado de Minas. Dá nome a colônia, o Ministro da Agricultura do segundo império. À frente do evento, o presidente da Casa D’ Itália, Luciano Carvalho e sua dinâmica diretoria. Foi mestre de cerimônia, a talentosa professora Mary Discacciati. A abertura, momento de emoção, foram executados os hinos do Brasil e da Itália pela Banda de Música da PM, pertencente da 13RM com hasteamento das bandeiras: Itália por Paulo Borato, Minas Gerais por Roberto Rivelli, Barbacena Prefeito Ca-rlos Du e da Colônia por Jorge Viol. Em seguida, com uma avaliação criteriosa, a entidade homenageou os descendentes dos imigrantes com o certificado “Italiano Vero”. Foram homenageados: Laurinda Loschi Viol, Carlos Boratto, Célia Bortolossi Turquete, Milton Franscisco Pasut de Campos, Marino Magri, Irmãos Falco, Walmir Leporatti Barroso, Carlos Victor Puiatti e Daniela Cristina Turquetti. Almoço organizado pela comunidade, massas e molhos diversificados foram apreciadas por todos. Enquanto transcorria o almoço, aconteceu a apresentação do “Grupo Tarantolato” de Juiz de Fora, Registei a presença do ex-ministro Hélio Costa acompanhado do filho Daniel Costa e do cordial Verônica Xavier, o cordial médico Marcelo Gorgulho com esposa Marianna, a filha Beatriz Gorgulho e o sogro, Paolo Sciavicco. Também marcou presença, o vereador licenciado, Zezinho Andrada, festejado entre os populares. Depois de dois anos, mesmo que de forma modesta, o evento foi um marco para a comunidade. Para o próximo ano, a meta da diretoria é conquistar apoios e promover algo mais abrangente. A Diretoria é formada por: Luciano Carvalho ( presidente) Eliane Savassi (Vice-Presidente), Mary Discacciati e Eloisas Imbroisi (Secretárias) Angela Zanetti e Pedro de Melo (Tesoureiros ) e ainda como conselheiros: Izabel de Oliveira, Inês Zanetti e Jorge Viol.

 

PARLAMENTO JOVEM – é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, cujo objetivo é a formação política de jovens estudantes. Em Barbacena o programa é coordenado pelos vereadores Zezinho Andrada e Professor Felipe. Depois de avi-star com o Diretor do Colégio Tiradentes, o vereador Zezinho Andrada, mesmo licenciado visitou o Comandante da 13RM, coronel Terense Pablino Floriano Guimarães (foto) para obtenção do aval da autoridade militar a qual o colégio reporta. Na ocasião, o vereador presenteou o comandante com o livro “Barbacena Ontem e Hoje”. Oriundo do Triangulo Mineiro, o coronel está empenhado no resgate da história da unidade e entre suas metas está a recuperação do painel do histórico prédio do Nono Batalhão de Polícia.

 

0

User Rating: 2.4 ( 1 votes)

Comentários:

Thiago Rossi

Formado em Comunicação Social pela UNIPAC e pós-graduado em Gestão Cultural pelo Senac/BH. Jornalista, escritor e curioso.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios