Folha de Barbacena

Telecomunicações da UFSJ participam de estudos em Portugal

A oportunidade surgiu inicialmente a partir de um encontro do professor Glaucio Ramos com o professor português Rafael Caldeirinha

Há cerca de dois anos, o professor de Engenharia de Telecomunicações da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) – Campus Alto Paraopeba, Glaucio Lopes Ramos, juntamente com a egressa do curso, Stefânia de Souza Faria, estão trabalhando com o Instituto de Telecomunicações de Leiria, em Portugal.

A oportunidade surgiu inicialmente a partir de um encontro do professor Glaucio Ramos com o professor português Rafael Caldeirinha. Os docentes se encontraram em Londres, durante a European Conference on Antennas and Propagation (EuCAP 2018), dando início à colaboração internacional entre Brasil e Portugal.

A pesquisa de pós-doutorado do professor da UFSJ, Estudo e otimização de modelo de propagação para 5G, é um projeto que envolve estudos de propagação para sistemas de quinta geração para telefone celular, direcionado ao Brasil e a Portugal.

Já Stefânia Faria cursa doutorado no Instituto Superior Técnico de Lisboa (IST) e é professora no Politécnico de Leiria. Ela iniciou seu doutorado em setembro de 2021, mas desde junho de 2019 desenvolve pesquisas no IST. A oportunidade de se tornar pesquisadora em Portugal veio por intermédio do professor Gláucio Ramos, que a informou sobre uma oportunidade de vaga para o edital Capes – FCT.

O trabalho dela se chama Radio coverage for emergency communication systems to operate under critical wildfire environments – TOOL (RESCuE-TOOL) e busca compreender a disseminação de ondas eletromagnéticas na presença de fogos e o efeito causado nas coberturas de rádio. “Nesse projeto, nós pretendemos estudar o fenômeno de combustão de vegetação, que acontece em meios florestais, por exemplo, e perceber o impacto que os fogos têm nas comunicações de rádio”, esclarece.

A pesquisadora fala sobre como tem sido essa experiência. “Eu pude aprimorar minhas habilidades em programação. E aprendi a trabalhar com diversos equipamentos de medições voltados para telecomunicações, incluindo aqueles para altas faixas de frequência”, declarou.

Colaboração internacional

Essa colaboração internacional entre Brasil e Portugal tem apoio da Capes e da Fundação Para Ciência e Tecnologia de Portugal (FCT). Envolve a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), a PUC-Rio – representada pelo professor Luiz da Silva Mello –, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Instituto de Telecomunicações de Leiria.

Durante o desenrolar do projeto, foram realizadas visitas técnicas, tanto da equipe brasileira a Portugal, quanto da equipe portuguesa ao Brasil. O professor Glaucio avalia as vantagens dessa colaboração: “Um benefício claro dessa parceria é a participação da UFSJ em um projeto internacional, que reúne 11 propostas de pesquisa, e tem potencial para alavancar a investigação no Brasil sobre a próxima geração das comunicações móveis, nomeadamente do 6G, em que pretendemos estudar ambientes rádio inteligentes, isto é, edifícios que se adaptam para melhorar a cobertura rádio em zonas de sombra, como se os edifícios fossem transparentes à propagação das ondas de rádio.”

Outro destaque, na opinião do professor, é a ligação com Portugal, e os benefícios de se estar inserido num ambiente de pesquisa ao nível do melhor que se faz na Europa. “É importante para o nosso curso de Engenharia de Telecomunicações saber dessa proximidade que temos com a equipe portuguesa, com o professor Caldeirinha, um dos grandes nomes na área de antenas e propagação em Portugal. É interessante saber que uma ex-aluna está realizando atividades de pesquisa totalmente financiadas por uma agência portuguesa”, completa Glaucio.

Com informações da UFSJ

0

User Rating: Be the first one !

Comentários:

Isabella Paolucci

Jornalista, fã de filmes e séries, k-poper e sagitariana.

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios