EconomiaFolha de BarbacenaVida da gente

Senac abre matrículas para curso gratuito de Sommelier de Cerveja em Tiradentes

Aulas incluem a degustação de diferentes rótulos, harmonizações e vivências externas

O brasileiro ingere, em média, seis litros de cerveja por mês, de modo que o Brasil figura como o terceiro país do mundo que mais consome a bebida – atrás apenas de China e EUA -, conforme mostrou pesquisa da Credit Suisse e Statista, divulgada em junho do ano passado. Com a enorme procura pela bebida, portanto, acaba sendo cada vez mais necessário que os restaurantes contem com profissionais habilitados a estruturar, oferecer e renovar sua carta de cervejas. Em vista disso, a unidade do Senac em Tiradentes está com vagas abertas para o curso gratuito de Sommelier de Cerveja. As aulas têm início na próxima segunda-feira (02/05).

“O objetivo do Senac é habilitar profissionais que trabalham no ramo para que sejam capazes de elaborar cartas, interpretar rótulos e contrarrótulos, gerir estoques e oferecer os diferentes tipos de cerveja de acordo com cada perfil de cliente”, afirma Agnes Laila Silva, gastrônoma especializada em cervejas e docente do Senac.

Nas últimas duas décadas, a produção de cerveja cresceu 20% no Brasil, de acordo com o Ministério da Agricultura. O aumento foi impulsionado, principalmente, pelo surgimento das fábricas de cerveja artesanal.

“Com um mercado cada vez mais competitivo, portanto, é essencial que as pessoas que trabalham com a venda de cervejas conheçam muito bem o produto que estão comercializando”, ressalta a docente do Senac.

Ela explica que, além de saber diferenciar os tipos de cervejas (lagers, ales e fermentação espontânea, por exemplo) e os estilos da bebida (pilsen, weiss e porter, entre outros), o profissional deve ser capaz de fazer a análise sensorial da bebida.

“É fundamental que se conheça as principais famílias de aromas, os rituais de degustação, as terminologias técnicas e até mesmo o resgate da memória sensorial da bebida”, ressalta.

Com um pouco mais de um mês de duração, o curso conta com atividades práticas que incluem a degustação de diferentes rótulos, harmonizações e vivências externas. Para se matricular é necessário ter ensino fundamental completo e ser maior de 18 anos.

Programa Senac de Gratuidade

O curso de Sommelier de Cerveja integra o Programa Senac de Gratuidade (PSG), voltado para pessoas com renda mensal familiar per capita inferior a dois salários mínimos. Fruto de acordo firmado em 22 de julho de 2008 entre o Ministério da Educação, o Ministério do Trabalho, o Ministério da Fazenda, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e o Senac, o programa visa ampliar o acesso à educação profissional e tecnológica.

Além da profissionalização em Sommelier de Cerveja, também estão com matrículas abertas os cursos de Assistente de Recursos Humanos, com início das aulas marcadas para 02/5, e Assistente Administrativo, cujas aulas estão previstas para começar em junho.

Sobre o Senac em São João del-Rei

Ao todo, são 27 cidades beneficiadas pela instituição que oferece infraestrutura completa em um local de fácil acesso no Centro da cidade. Na unidade são ofertados o ensino de Aprendizagem Comercial, os cursos livres e técnicos. São inúmeros cursos nas áreas da Beleza, Gestão, Saúde, Idioma, Informática, Turismo, Hospitalidade, Comunicação, Comércio e Artes.

Inscrições

As matrículas podem ser feitas através do site, que pode ser acessado clicando aqui.

0

User Rating: Be the first one !

Comentários:

Isabella Paolucci

Jornalista, fã de filmes e séries, k-poper e sagitariana.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios