Folha de BarbacenaVida da gente

Rotunda de São João del-Rei reabre para visitação

Construída em 1882, hoje ela funciona como um anexo do Museu Ferroviário

Com uma arquitetura em forma circular e 25 linhas em seu interior convergindo para o girador manual localizado no centro do prédio, a Rotunda de São João del-Rei, administrada pela VLI – companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos – reabriu suas portas na última quinta-feira (07/04). O retorno da visitação era bastante aguardado pelos turistas e pelos apaixonados por ferrovia, pois a Rotunda faz parte de um museu de grandes raridades não só no Brasil como no mundo.

O anexo, construído em 1882, foi fechado pela companhia desde o início da pandemia provocada pela Covid-19, para garantir a plena segurança dos visitantes e de seus empregados. O rico acervo histórico, mantido e preservado pela VLI, é composto por: sete locomotivas a vapor originais da Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM) de bitola de 76 centímetros que pararam em perfeitas condições de uso; três locomotivas a vapor de bitola de 1 metro, sendo uma delas cortada ao meio mostrando seu funcionamento; uma locomotiva elétrica de fabricação inglesa de 1951; um raríssimo vagão fúnebre; um carro correio e chefe de trem que era utilizado para transportar cargas e pequenas encomendas, além de abrigar o chefe de trem de passageiros; um vagão tipo gaiola para transporte de animais; além de outros veículos ferroviários como gôndolas, vagão box e pranchas.

O ingresso possui um valor único de R$ 10 por visitante e pode ser adquirido nas bilheterias de São João del-Rei e Tiradentes. As visitas podem ser feitas de quarta a sábado: quartas às 10h e 14h; quintas e sextas às 9h e 14h; sábado e domingo às 9h. No entanto, nos dias 17 e 24 de abril, não haverá visitação em função do aumento dos horários da Maria Fumaça para os feriados prolongados da Semana Santa e Tiradentes. Vale ressaltar que os horários são atualizados mensalmente.

Cuidados

Devido à pandemia de Covid-19, a VLI permanece com uma série de medidas para garantir a plena segurança dos visitantes e dos empregados durante a visitação da Rotunda. Entre os procedimentos destacam-se: obrigatoriedade de uso de máscaras; o distanciamento social durante a visita; oferta de álcool em gel para higienização das mãos; separação dos acessos das entradas e saídas das estações; instalação de tapetes higienizadores; além da higienização das áreas comuns.

Fonte: Assessoria de Comunicação VLI.

0

User Rating: Be the first one !

Comentários:

Thiago Rossi

Formado em Comunicação Social pela UNIPAC e pós-graduado em Gestão Cultural pelo Senac/BH. Jornalista, escritor e curioso.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios