Folha de Barbacena

Radioterapia do Hospital Ibiapaba CEBAMS é autorizada a funcionar

A data do início efetivo das operações será anunciada nos próximos dias

O Diretor-Presidente do Centro Barbacenense de Assistência Médica e Social, entidade mantenedora do Hospital Ibiapaba CEBAMS, Dr. Osmar de Araújo Bello anunciou na manhã da última sexta-feira (29/05) um verdadeiro presente na semana em que o Hospital completa 55 anos. A Vigilância Sanitária do Estado de Minas Gerais autorizou oficialmente o funcionamento do Serviço de Radioterapia na instituição. A data do início efetivo das operações será anunciada nos próximos dias.

O espaço beneficiará pacientes com câncer que são referenciados à instituição. Além de pacientes do município de Barbacena, pessoas de outras 14 cidades da Microrregião de Saúde de Barbacena também serão atendidas pelo Centro Oncológico do Hospital Ibiapaba CEBAMS, abrangendo uma população de 237.652 habitantes.

Segundo o Dr. Osmar Bello, as pessoas que trabalharam para este momento acontecer serão recompensadas pelas vidas salvas na radioterapia. “Sabemos que muitas mãos se juntaram para construir esta nova realidade, ao longo de duas décadas de esforços concentrados e, aos incontáveis homens e mulheres que contribuíram para este momento, podemos afirmar que a gratidão e recompensa não virão em forma de palavras exultantes e louvores, mas em cada vida que for salva ou cada minuto de dor e angústia que for aliviado de um paciente que a este serviço recorrer”, declarou.

Um novo ciclo na assistência ao paciente com câncer

Inaugurado em 30 de abril de 1967, o Hospital Ibiapaba CEBAMS chega aos 55 anos em 2022 e chega a mais um importante ciclo na assistência oncológica de Barbacena e região. O primeiro passo para essa assistência foi dado com o credenciamento da instituição para a oferta de quimioterapia pelo SUS, em 1992.

Em 2002, surgiram os primeiros projetos para a instalação da radioterapia no Hospital, algo vislumbrado ainda nos anos 1980 pelo então diretor do Hospital Ibiapaba, Dr. Maurício Silva (1930-1999). Com muito trabalho e muita luta, que contou com a participação da comunidade, de empresas, entidades e poder público, em 2016 foram iniciadas as obras do Centro Oncológico Ibiapaba CEBAMS, que iniciará, em breve, o tratamento radioterápico em Barbacena.

Para os pacientes portadores de câncer, o início da radioterapia em Barbacena é muito importante, já que não mais serão deslocados para outros centros para se submeterem ao tratamento, evitando assim desgastes físicos e psicológicos.

Leia abaixo a íntegra do anúncio do Dr. Osmar de Araújo Bello:

O Centro Barbacenense de Assistência Médica e Social, entidade mantenedora do Hospital Ibiapaba CEBAMS comunica oficialmente aos seus usuários e à comunidade regional que mediante recente comunicado da Vigilância Sanitária do Estado de Minas Gerais, o Serviço de Radioterapia do Hospital Ibiapaba CEBAMS está APTO a entrar em funcionamento desde então.

Ultimadas as providências de praxe e já contando com uma equipe devidamente preparada, sentimo-nos felizes em anunciar que os procedimentos em breve começarão a ser feitos. beneficiando não só o município de Barbacena mas outras 14 cidades, abrangendo uma população de 237.652 habitantes, correspondendo à Microrregião de Saúde de Barbacena, referência em Oncologia pelo Hospital Ibiapaba CEBAMS.

Ressaltamos que este é um momento histórico – mais um que se agrega à trajetória desta casa de saúde, que em 30 de abril próximo, celebra seus 55 anos de fundação.

Sabemos que muitas mãos se juntaram para construir esta nova realidade, ao longo de duas décadas de esforços concentrados e, aos incontáveis homens e mulheres que contribuíram para este momento, podemos afirmar que a gratidão e recompensa não virão em forma de palavras exultantes e louvores, mas em cada vida que for salva ou cada minuto de dor e angústia que for aliviado de um paciente que a este serviço recorrer.

Parabéns, equipe do Hospital Ibiapaba CEBAMS!

Parabéns, Município de Barbacena!

Parabéns à comunidade regional!

Sobre o Hospital Ibiapaba CEBAMS:

O Hospital Ibiapaba é uma unidade do Centro Barbacenense de Assistência Médica e Social (CEBAMS), entidade filantrópica sem fins lucrativos que presta serviços de saúde. Localizado em Barbacena (MG), o Hospital é referência nos serviços de alta complexidade em Cardiologia e Oncologia na Região Ampliada de Saúde Centro-Sul de Minas Gerais.

0

User Rating: Be the first one !

Comentários:

Isabella Paolucci

Jornalista, fã de filmes e séries, k-poper e sagitariana.

Artigos relacionados

2 Comentários

  1. Your style is so unique compared to many other people. Thank you for publishing when you have the opportunity,Guess I will just make this bookmarked.2

  2. Terrific work! This is the type of information that should be shared around the web. Shame on Google for not positioning this post higher! Come on over and visit my site . Thanks =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios