Folha de Barbacena

Professores da FAME realizam palestra no VIII Congresso Internacional de Winfocus

O evento aconteceu na última semana

A Faculdade de Medicina de Barbacena (FAME) marcou presença no VIII Congresso Internacional de WINFOCUS, que aconteceu na última semana na cidade de Toluca, no México. Participaram como palestrantes, os Professores da FAME Dra. Ana Luisa Vieira, que também é Coordenadora da FAME, e o Dr. José Muniz Pazeli Júnior, que coordena o programa de POCUS na instituição.

O Congresso Internacional de WINFOCUS abordou temas voltados à Ultrassonografia Point of Care (PoCUS), e envolveu grandes nomes da PoCUS mundialmente, como o Professor Daniel Lichtenstein, considerado o “pai da ultrassonografia pulmonar”.

PoCUS na FAME

A ultrassonografia point of care (PoCUS) é a técnica de utilização do aparelho de ultrassom para aquisição, interpretação e imediata integração clínica da imagem, realizada pelo médico que assiste o paciente à beira do leito.

Diferentemente do uso da ultrassonografia realizada pelo radiologista, que tem como objetivo a descrição anatômica de determinado órgão ou sistema do nosso organismo, a PoCUS é realizada pelo médico que cuida do doente, independentemente da sua especialidade, com o objetivo de responder a dúvidas e, assim, ajudar a definir diagnósticos, a monitorar condutas e a guiar procedimentos invasivos com segurança.

Atualmente, as melhores faculdades de medicina de diversos países desenvolvidos ensinam PoCUS aos seus alunos. No Brasil, o número de faculdades que dispõe deste tipo de iniciativa ainda é muito reduzido.

A FAME está à frente neste processo e, muito possivelmente, é a faculdade de medicina brasileira com o programa de PoCUS mais extenso e sólido de que se tem conhecimento. Atualmente, a PoCUS está inserida paralelamente ao ensino tradicional de disciplinas como Semiologia, Nefrologia, Cardiologia e Pneumologia, além de continuar fortemente presente no Estágio de Urgência e Emergência, onde tudo começou. Para o próximo período, novos objetivos estão sendo desenhados, como a incorporação da PoCUS também na avaliação musculo-esquelética e obstétrica. A ideia é que, aos poucos, seguindo o modelo implementado pelas mais renomadas faculdades de medicina mundiais, a PoCUS esteja presente de forma verticalizada em todos os períodos da graduação médica na FAME.

Com informações da FAME

0

User Rating: Be the first one !

Comentários:

Isabella Paolucci

Jornalista, fã de filmes e séries, k-poper e sagitariana.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios