Folha de Barbacena

Primeira beata negra brasileira será celebrada em São João del-Rei

Natural do distrito do Rio das Mortes, popularmente conhecida como Nhá Chica, a bem-aventurada Francisca de Paula de Jesus, foi beatificada em 2013

Nos dias 21 a 24 de abril, na terra natal de Nhá Chica, devotos e fiéis celebrarão a festa dos 212 anos do Batismo de Nhá Chica. A beata que nasceu em São João del-Rei, recebeu o sacramento do batismo em 26 de abril de 1810, que para a tradição católica é o primeiro sacramento da vida cristã.

Francisca de Paula de Jesus, é um símbolo para a devoção católica nas dioceses de São João del-Rei e de Campanha, interior de Minas Gerais. Viveu cerca de 10 anos no distrito são-joanense de onde levou a sua devoção à Imaculada Conceição. Mudou-se para Baependi com sua mãe Isabel e seu irmão Teotônio e lá viveu todo o restante da sua vida.

Mulher negra, filha e neta de escravos, a santinha mãe dos pobres como é conhecida na região, foi uma pessoa que dedicou sua vida toda a oração e a partilhar o bem, especialmente com os mais pobres e necessitados. Sempre adotou um modo de vida simples, mesmo após receber a herança de seu irmão.

Era uma mulher de profunda oração e os muitos milagres que as pessoas conseguiam por sua intercessão ela dizia que aconteciam porque rezava com fé.

Programação

Nos dias 21 a 23 de abril, na Igreja Matriz de Santo Antônio, no Distrito do Rio das Mortes, às 19h, acontecerá a celebração e orações do tríduo.

Já no dia 24, às 9h, nas ruínas da antiga Igreja de Santo Antônio, local do batismo da beata, o bispo diocesano, Dom José Eudes do Nascimento, presidirá a celebração. Após a missa, procissão com a imagem de Nhá Chica até a Matriz, onde se encontra a mesma pia batismal, onde a “santinha” foi batizada.

Às 15h, na Pia Batismal, recitação do terço da Imaculada Conceição. E, às 19h, santa missa. Ao final da celebração, acontecerá pequena rasoura com a imagem da beata e a relíquia Ex Ossibus, (pedaço do osso de Nhá Chica).

0

User Rating: Be the first one !

Comentários:

Isabella Paolucci

Jornalista, fã de filmes e séries, k-poper e sagitariana.

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Your style is so unique compared to many other people. Thank you for publishing when you have the opportunity,Guess I will just make this bookmarked.2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios