Mulher feita

Mulher de Destaque: Entrevista com a Miss Plus Size Sara Ribeiro

Sara Ribeiro é formada pela UNIPAC – Barbacena/MG com o título de Bacharel em Direito e também é Miss Plus Size

Mulher de Destaque: Aquela que se sobressai, que inspira e influencia as pessoas a serem melhores através de suas colocações, ações e empoderamento, sempre com toda a elegância e a beleza que ela carrega em seu ser. O Mulher Feita apresenta hoje Sara Ribeiro: formada pela UNIPAC – Barbacena/MG com o título de Bacharel em Direito, ela também é Miss Plus Size e usa de suas redes sociais para falar sobre inclusão sem padrões de beleza, causas sociais, autoestima, entre outros muitos assuntos.

Confira a entrevista completa com a nossa Mulher de Destaque da semana:

Vamos começar com Sara Ribeiro por Sara Ribeiro!

Sara: Primeiramente, muito obrigada por me entrevistar, é sempre um prazer imenso! Engraçado que é sempre muito difícil falar de nós mesmos (risos). Posso dizer que eu sou basicamente como me apresento: Sou Miss, sou operadora do Direito, ganhei uma certa visibilidade nas redes sociais – te juro que ainda não entendi como (risos). Sou bem calma, gosto de música, de livros. Tenho o costume de defender aquilo que eu acredito e tenho algumas peculiaridades, como colecionar CDs originais.

Fale um pouco sobre os muitos títulos que você trouxe para Barbacena

Sara: Bom, tudo começou quando eu participei do Miss Barbacena Plus Size 2020, aqui mesmo. Eu fiquei no Top 15 e fui eleita Miss Simpatia Plus Size Barbacena 2020. Devido à grande visibilidade na causa plus, a produtora baiana Priscila Batista, da PB Produções me convidou para representar Minas Gerais em um concurso nacional (que ocorreu de forma virtual, devido a pandemia da Covid-19), onde eu fui aclamada Miss Beleza Real Plus Size MG 2021. Com esse título, eu participei da categoria Brasil do Miss Beleza Real e fiquei em 3° lugar, fazendo a corte com mais duas mulheres lindíssimas! Trouxe pra Barbacena, além do 3° lugar, o Miss Beleza Real Simpatia Plus Size Brasil 2021, onde fui escolhida por minhas colegas de concurso! Participei também do Miss Elegância Elite Plus Size Brasil 2021, que com muita honra, venci e trouxe o título nacional pra nossa amada cidade das rosas!

Beleza real é um dos seus títulos e também o nome que você escolheu para o seu programa. Pra você, o que poderia ser definido como a “beleza real”?

Sara: A beleza que reina! Que impera! Que ultrapassa as barreiras da aparência física e dos padrões impostos pela sociedade. É a beleza que cada indivíduo traz consigo: sua história, suas dores, suas conquistas, suas lutas! A Beleza Real está em poder oferecer algo de especial e único que cada um trás dentro de si. Essa é a verdadeira beleza!

E qual a maior responsabilidade em ser uma Miss?

Sara: Ser a porta voz de uma causa. Ser exemplo daquilo que eu mesma prego. Ser Miss é Missão, ainda mais quando temos a oportunidade de representar nosso país perante tantas pessoas que ainda se sentem sem representatividade. Eu tenho como premissa básica nunca me omitir diante de tanta opressão e tanto descaso que ainda enfrentamos como Plus Size. É um trabalho de formiguinha, mas que vale a pena ao passar dos dias.

Mulher-de-Destaque-Entrevista-com-a-Miss-Plus-Size-Sara-Ribeiro1

Você é muito ativa em suas redes sociais e traz sempre assuntos relevantes para serem discutidos. Na sua opinião, qual a importância do posicionamento no meio online?

Sara: Fundamental. Tendo em vista que vivemos tempos sombrios e cercados por desinformação, ignorância e fake news. Eu sempre sou bastante clara quando se trata do meu posicionamento. Não digo isso apenas como Miss, mas como cidadã que quer ver o melhor do país e do seu próximo. Eu levei um tempo pra entender, mas aprendi que silêncio não é uma opção, e que, se você se cala, você está consentindo.

Você é a responsável pelo seu perfil e também por toda a estratégia por trás dele. Como você organiza as suas postagens? Há uma espécie de cronograma?

Sara: Eu sempre brinco com meu namorado que eu sou a minha locutora, editora, produtora, roteirista, diretora de marketing (risos)… Não tenho um cronograma específico, mas toda postagem tem um alvo a ser atingido. Seja uma “publi”, seja um post sobre dicas ou até mesmo uma militância. Tudo que eu posto tem um direcionamento, mas faço isso sem perder a diversão.

Atualmente você tem 34,5 mil seguidores no Instagram. Como você se organiza para responder aos comentários e mensagens?

Sara: Eu costumo tirar uns dois dias na semana pra dar atenção a tudo. Eu gosto MUITO de interagir com meus seguidores e já coleciono amigos que vieram do Instagram. Mas estou sempre dando uma olhadinha e, quando é algo mais profissional, eu prefiro falar diretamente pelo WhatsApp.

A maior parte do seu público do Instagram são pessoas de 25 a 34 anos. Você costuma segmentar o seu conteúdo?

Sara: No início, quando eu entrei no Instagram, eu só postava e pronto. Era mais um diário – tem bastante foto antiga lá em baixo (risos) -, porém, após o concurso plus aqui em Barbacena, o meu nicho foi se estreitando cada vez mais e com isso, pessoas que são da minha faixa etária começaram a se identificar com minhas postagens. Eu tenho alguns seguidores da geração Z e estou relutante em entrar pro mundo do challenge (risos), mas como temos que acompanhar a evolução da rede… Provavelmente devo criar algum conteúdo voltado pra todos os públicos em formato de reels também!

Mulher-de-Destaque-Entrevista-com-a-Miss-Plus-Size-Sara-Ribeiro1

Você sempre destacou no seu Instagram a importância dos cuidados com a Covid e também da vacina. Como foi participar da campanha Influenciadores do Bem?

Sara: Pra mim foi uma honraria. Foi como parar de enxugar gelo e ter todo aquele trabalho, aquele tempo perdido, aquela frustração validada. Vivemos tempos sombrios onde a população não tem medo de se contaminar, pois não cumprem medidas sanitárias básicas, mas tem medo de tomar vacinas que são elaboradas por pessoas de suma competência e instituições sérias. O meu trabalho foi conscientizar.

Eu fiquei extremamente feliz com o convite da Bárbara, que é diretora de comunicar da prefeitura municipal de Barbacena, assim como o tratamento e a atenção que eu recebi de toda equipe.

Eu sempre acreditei que quando é lhe dado uma voz, ela precisa ser usada pra algo maior do que olhar pro nosso próprio umbigo. Muitas pessoas acham que ser um influenciador é só postar fotos bonitas em lugares lindos de uma vida perfeita, que é tão somente ser um intermediário que conecta empresa e consumidor. Todavia, ser alguém influente é saber o que seus valores vão passar para tantas pessoas que, de alguma maneira, se identificam. Por isso eu sempre usei do meu poder de alcance pra atingir outras pessoas positivamente, pra levar conscientização, informação, polêmica – eu já devo ter sido cancelada faz tempo (risos) -, pra influenciar pelo exemplo.

Por isso, a campanha Influenciadores do Bem foi um marco muito grande na minha (iniciante) vida pública, foi bom deixar claro pros meus seguidores que eu não sou alheia a realidade e que eu me importo com tudo que eu passo adiante.

Os padrões de beleza ditam como as mulheres devem se vestir, se comportar e até mesmo estabelecem como nosso corpo deve ser. Como foi pra você passar por esse processo de desconstrução?

Sara: Doloroso. Todas as mulheres já crescem com o preconceito da sociedade e o machismo estrutural enraizados. Desde que o mundo é mundo, nós fomos criadas para sermos vistas e não ouvidas.

Durante anos eu precisei ir me desfazendo de todo preconceito gerado por uma sociedade que não se importa de fato com a mulher. Eu já fui machista em algum momento da minha vida, todos nós fomos. Me desconstruir foi se despir de tudo que eu pensava que era certo pra realmente aprender que não existe verdade absoluta, existe a verdade de cada um e isso que precisamos respeitar. Todo dia é um novo aprendizado, mas se hoje eu tenho a capacidade de me sentir plena com a realização de outra mulher, eu já entendi tudo. Já pode dizer que é sobre isso né? (risos)

Para acompanhar Sara Ribeiro, siga a sua página no Instagram @sarasthefanyribeiro.

0

User Rating: 5 ( 1 votes)

Comentários:

Isabella Paolucci

Jornalista, fã de filmes e séries, k-poper e sagitariana.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios