Mulher feitaVida da gente

Moda sustentável: 5 dicas para aderir ao consumo consciente

A moda sustentável propõe causar menos danos ao meio ambiente, porém sempre mantendo o estilo!

A moda sustentável, também conhecida como eco fashion, é uma prática que vem ganhando mais adeptos a cada dia, propondo se vestir com estilo, mas sempre se preocupando em causar o mínimo impacto ambiental possível ao longo das cadeias de produção e consumo. Os principais aspectos a serem levados em consideração são sociais, ambientais e econômicos.

Desde as etapas de fabricação de seus produtos até o descarte dos mesmos, a indústria da moda é uma das que mais poluem o meio ambiente, sendo essa prática uma alternativa para que a produção do setor continue, porém, reduzindo a quantidade de poluentes na natureza.

O relatório Fios da Moda, publicação brasileira que analisa de forma qualitativa e quantitativa os impactos socioambientais da produção de algodão, viscose e poliéster, sendo essas as três fibras mais utilizadas na indústria, informou que o equivalente a 16 caminhões de lixo carregam resíduos têxteis todos os dias apenas da região do Brás, em São Paulo.

O mesmo relatório aponta que 47,1% das pessoas afirmam que sustentabilidade é um fator importante para a decisão da compra. Pensando nisso, confira algumas dicas para os interessados em aderir à prática:

  • Compre roupas duráveis e de qualidade

Sempre tenha em mente que, quanto mais tempo a peça durar, menos será necessário adquirir algo novo. Na compra de uma roupa de qualidade, não haverá necessidade do acúmulo para o descarte, reduzindo o impacto para o meio ambiente – e também para o seu bolso!

  • Personalize!

Dar um toque seu em uma peça e deixá-la ainda mais com a sua cara com certeza vai inspirar ainda mais na criação de novos looks. É comum às vezes enjoarmos de uma roupa e por isso perdermos a vontade e deixarmos de usá-la, mas com algumas modificações isso pode ser facilmente resolvido. Seja criativo!

  • Desapegue!

As roupas que muitas vezes não estão sendo usadas por você podem ser melhores aproveitadas por outras pessoas. Doe, venda, apenas não deixe aquela peça guardada no fundo do guarda-roupa! Dessa forma você também consegue manter uma rotatividade no seu closet!

  • Compre roupas usadas

Os brechós vêm conquistando cada vez mais espaço nas redes sociais. A compra de roupas usadas diminui consideravelmente o impacto que o descarte causaria na natureza e faz com que aquela roupa que você não use mais faça parte de novos looks.

  • Armário cápsula

Esse conceito consiste em manter um número limitado de peças que podem ser usadas independente da tendência ou da época. A proposta é manter o que é essencial!

0

User Rating: Be the first one !

Comentários:

Isabella Paolucci

Jornalista, fã de filmes e séries, k-poper e sagitariana.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios