Folha de Barbacena

IF Sudeste MG publica comunicado sobre Plano de Retomada das atividades presenciais

A Reitoria do IF Sudeste MG esclareceu, por meio de um comunicado, algumas questões sobre a volta às aulas presenciais, leia a seguir:

“A Reitoria, bem como a Comissão Central do Projeto Reencontro do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, vêm, por meio deste comunicado, esclarecer fatos ocorridos que envolvem nosso Plano de Retomada das atividades presenciais.

O Plano de Retomada do IF Sudeste MG foi aprovado por meio da Resolução nº 44, de 20 de outubro de 2021, do Conselho Superior, que é o órgão máximo de consulta e deliberação de nossa instituição e conta com representantes de todos os segmentos dos campi, dos campi avançados e Reitoria. Além disso, também conta com representantes egressos, sindicais, da sociedade civil e do Ministério da Educação. A aprovação do Plano de Retomada e demais documentos que envolvem o momento de pandemia realizou-se em uma reunião do CONSU que, excepcionalmente, se estendeu por três dias. Foram três dias de amplas e profundas revisões para que se chegasse ao modelo aprovado pelos representantes e aplicado a toda comunidade interna e externa.

O Plano de Retomada passou por um longo processo de construção, que envolveu encontros virtuais com servidores, estudantes e pais/responsáveis de alunos de todos os campi (de 23 a 31 de agosto). Após a realização das reuniões, o documento inicialmente redigido foi reformulado, tornando-se mais robusto e, após, tendo sido submetido à consulta pública, pelo período de 10 a 26 de setembro. Houve um retorno de duzentas e sessenta e quatro (264) sugestões à consulta, sendo 58,3% de discentes, 17,4% de pais/mães ou responsáveis por discentes menores de 18 anos, 15,2% de docentes e 9,1% de servidores técnico-administrativos. Após passar por uma última revisão, que permitiu a inserção de manifestações e sugestões vindas de nossa comunidade, o Plano de Retomada foi encaminhado ao CONSU para sua aprovação.

Passados mais de 20 meses de atividades realizadas remotamente, o IF Sudeste MG migrou para o Cenário 02, que dá início às atividades práticas laboratoriais para alguns cursos, atendendo, prioritariamente, demandas de conteúdos práticos pendentes para os formandos. É importante ressaltar a necessidade deste retorno ser gradual, realizando sempre o controle de aglomerações e com a exigência de medidas de distanciamento social e de biossegurança, com o objetivo de permitir o avanço contínuo às atividades presenciais e diminuir a chance de retrocessos.

Toda alteração foi pensada com segurança e levando em conta os planos seguidos em relação ao acompanhamento da pandemia da COVID-19, como o Plano Minas Consciente do governo do Estado, vigente nos 10 municípios em que estamos presentes e o Plano Juiz de Fora viva, na caso da Reitoria e do Campus Juiz de Fora. O Plano de Retomada também prevê quatro cenários diferentes e as condições de avanço e retrocesso em cada um destes cenários. Parâmetros claros, baseados em critérios científicos e revistos e discutidos quinzenalmente nas reuniões da Comissão Central do Projeto Reencontro.

Destaca-se que a Instituição é sensível aos desafios do retorno e compreende os anseios da comunidade externa, servidores, alunos e pais/responsáveis de alunos, estes que ainda se dividem entre os temerosos com as condições de uma volta ao final de um ano conturbado e os anseiam ver seus irmãos, pais, filhos e parceiros e parceiras retornando às atividades presenciais. Solidarizamo-nos com aqueles que têm seu entendimento de que os males causados pelos desafios do ensino remoto podem gerar prejuízos ao desenvolvimento socioemocional e à formação profissional de nossos estudantes. No entanto, não podemos, enquanto instituição comprometida com o social, com a qualidade do ensino e, acima de tudo, com a vida, expor nossos servidores e discentes a riscos incalculáveis e sem qualquer critério e embasamento.

Ressaltamos que somos uma Instituição que congrega estudantes de várias cidades da Região Sudeste e Centro Sul do estado de Minas Gerais e, nesse sentido, estamos preocupados e atentos com os deslocamentos destes estudantes para seus respectivos campi, frequentemente realizados por transporte público. Diante disto e, preocupados com as particularidades sociais e econômicas dos nossos discentes, temos que pensar em um retorno responsável e inclusivo, a fim de evitar o abandono dos estudos por sua parte.

Todas as nossas ações ao longo da pandemia prezam pela transparência e buscam orientar-se por legislações, regulamentos e consultas aos órgãos devidamente instituídos para a tomada de decisões. As informações estão disponíveis no site oficial da instituição, nas redes sociais oficiais dos campi, campi avançados e Reitoria, além da possibilidade de comunicação por meio do portal de Acesso à Informação e Fala.BR. Mantemos assim um canal aberto de comunicação e diálogo com a comunidade.

Em verdade, antes mesmo da elaboração do Projeto Reencontro, em julho de 2020, o IF Sudeste MG buscou lançar editais emergenciais que suprissem as necessidades mais diversas dos estudantes em situação de vulnerabilidade, como o edital de Benefício Emergencial, editais de Auxílio à Aquisição de Internet e de Equipamentos, além de disponibilizar chips pagos de acesso à internet, por meio do Projeto Alunos ConectadosNão obstante, promovemos projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão (55 projetos) com 475 servidores e alunos envolvidos, que representaram um investimento de 738 mil reais, que beneficiaram mais de 600 mil pessoas direta e indiretamente. Promovemos ações que tinham como objeto desde o fornecimento de equipamentos para profissionais de saúde e máscaras, até cestas de alimentos e kits de higiene aos necessitados. Isso contando somente os dados de 2020. Nunca estivemos parados, ao contrário, temos trabalhado mais do que nunca.

Por fim, cabe ressaltar que somos uma Instituição Federal de ensino público, gratuito e de qualidade. Somos uma instituição multicampi presente em 10 municípios da Zona da Mata e Campos das Vertentes, com unidades de ensino localizadas nos municípios de Barbacena, Bom Sucesso, Cataguases, Juiz de Fora, Manhuaçu, Muriaé, Rio Pomba, Santos Dumont, São João Del Rei e Ubá. Nossa particularidade está em termos, ao mesmo tempo, autonomia administrativa das unidades e prezarmos pela integração de um só IF Sudeste MG. Nossos servidores e estudantes devem ser tratados, em quaisquer unidades, com a mesma urbanidade e isonomia e assim seguiremos, juntos.

Reforçamos que somente retornaremos totalmente às atividades presenciais à medida que os critérios de avaliação avançarem de maneira que isso seja um passo seguro para todos.

Conheça na íntegra nosso Plano de Retomada: https://www.ifsudestemg.edu.br/hotsites/projetoreencontro-v2“.

 

 

Informações da Coordenação-Geral de Comunicação Social e Marketing do IF Sudeste MG 

 

0

User Rating: Be the first one !

Comentários:

Izadora Tavares

Formada em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) - PUC Minas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios