Folha de BarbacenaVida da gente

IF Barbacena cria projeto de horta agroecológica

A primeira comunidade que recebeu o projeto foi do Nova Cidade

O Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais – Campus Barbacena criou o projeto horta agroecológica, uma ação da Agrofonte, da Diretoria de Extensão do Campus Barbacena, em parceria com a Prefeitura e a secretaria de agricultura, pecuária e abastecimento do município.

A aluna de agronomia Aline Silva Oliveira declarou que o trabalho “´é um projeto da Agrofonte empresa júnior, formada pelos alunos de Agronomia, Tecnologia em Alimentos e Gestão Ambiental do IF. Nesse projeto, os alunos são consultores em pequenas hortas comunitárias. Nestas hortas, o intuito é produzir alimentos para os moradores e ensinar a eles como conduzirem a horta sozinhos, aprendendo todos os manejos e tornando a horta sustentável”.

A primeira comunidade que recebeu o projeto foi do Nova Cidade, em dezembro de 2021. Já a segunda é a do Núcleo de Apoio ao morador de rua, e a próxima será no Valentim Prenassi. A expectativa é que com o decorrer do tempo mais comunidades de Barbacena sejam atendidas.

“O projeto está apenas no início, porém é enriquecedor e tem potencial para crescer muito e abraçar mais pessoas, comunidades, estudantes e técnicos, difundir a ideia de sustentabilidade na criação das hortas. Nessa fase de pandemia, levar uma prática que pode ajudar as pessoas a ocuparem o tempo, ensinar coisas novas. O que eles relatam ser muito benéficos para sua saúde mental, servindo até como uma forma de terapia para os participantes. Além de ser uma forma alternativa de aquisição de alimentos saudáveis sem adição de químicos”, contou Aline.

Ela finalizou destacando a importância do projeto tanto para os estudantes quanto para a comunidade. “O projeto é de mão dupla, os alunos desenvolvem seus conhecimentos práticos, com muita autonomia e tem oportunidade de trabalhar o extensionismo, atuando de fato como consultores. E para as comunidades leva o conhecimento, respeito, trabalho em equipe e capacitação, além de frisar a importância de consumir alimentos mais seguros e saudáveis. O projeto visa o conhecimento pessoal de todas as pessoas que estão envolvidas e estamos conseguindo isto a cada dia de trabalho”.

Com informações do IF Sudeste

0

User Rating: Be the first one !

Comentários:

Isabella Paolucci

Jornalista, fã de filmes e séries, k-poper e sagitariana.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios