Folha de Barbacena

Hospital Ibiapaba CEBAMS forma mais uma turma da Residência Médica em Cardiologia

O evento aconteceu na última sexta-feira (18/03)

Aconteceu na última sexta-feira (18/03), no auditório do Hotel Master Plaza, em Barbacena, a formatura da Quinta Turma da Residência Médica em Cardiologia do Hospital Ibiapaba CEBAMS.

A médica Vivian da Mota Couto, que entrou no programa em 2020, se formou após dois anos de treinamento nas diversas áreas de atuação da Cardiologia, tais como Enfermaria Clínica e Cirúrgica, Ambulatório de Cardiopatias, Unidade de Terapia Intensiva e Unidade Coronariana, Pronto Atendimento Cardiológico e Métodos Complementares de Diagnóstico. O Curso de Residência Médica em Cardiologia é reconhecido pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica, do Ministério da Educação.

Em seu discurso, a Coordenadora da Comissão de Residência Médica do Hospital Ibiapaba CEBAMS (COREME), Dra. Ariane Martins, observou que a Dra. Vivian fez sua residência em um dos momentos mais desafiadores do século: a pandemia de COVID-19. “O período da pandemia foi muito desafiador para todos nós, profissionais da saúde, e a Vivian conseguiu, com muita luta e trabalho, fazer sua residência em meio a este cenário. Em nome da COREME, agradeço imensamente por ter escolhido o CEBAMS para sua Residência”, declarou.

Ainda sobre os desafios em meio à pandemia de COVID-19, o Diretor Clínico do Hospital Ibiapaba CEBAMS, Dr. Mauro Pissolati, disse que toda a classe médica viveu um grande aprendizado no período. “Sua formação se deu em um momento ímpar, em que a clínica de Cardiologia se manteve praticamente inalterada, mesmo com o contexto pandêmico vivido desde 2020. Você aprendeu juntamente com seus preceptores a driblar as adversidades que o momento impôs a toda a classe médica. Você se diferencia por ter realizado sua formação em uma instituição com 55 anos de história, com uma equipe de Cardiologia de altíssimo nível e uma residência chancelada pelo MEC”.

Já a Dra. Vivian Mota disse ter feito a escolha certa em fazer a Residência Médica no Hospital Ibiapaba CEBAMS, além de agradecer a família pelo apoio. “Hoje tenho a certeza de que fiz a escolha certa em cursar a Residência em Cardiologia. Quero agradecer o privilégio em poder estudar no Hospital Ibiapaba CEBAMS e dizer que nada seria possível sem o apoio da minha família”, observou.

Ao final da cerimônia, o Diretor Técnico Clínico do Hospital Ibiapaba CEBAMS, Dr. Antônio José Fonseca, apresentou o novo residente do ciclo 2022-2024, o Dr. Lester Sulet Salfrant.

Homenagem

Durante a cerimônia, o cardiologista Marcílio Faraj, decano do Corpo Clínico do Hospital Ibiapaba CEBAMS, recebeu homenagem especial. Ovacionado, o Dr. Marcílio agradeceu – de forma emocionada – a todos pela homenagem prestada.

Natural de Vespasiano (MG), Marcílio nasceu em 25 de março de 1951. Ele é filho de Mário Faraj e Maria das Dores Silva Faraj, graduado em Medicina em 1984 pela Faculdade de Medicina de Barbacena e especializou- se em Clínica Médica pelo Hospital da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (1987) e em Cardiologia pelo Hospital Vera Cruz, Belo Horizonte (1989). Foi aprovado ainda pela Associação Médica Brasileira em Clínica Médica (1992) e em Cardiologia (1996). Sempre dedicado aos estudos e à pesquisa, ele obteve o título de Mestre em Medicina, área de concentração, Cardiologia pela Fundação Cardiovascular São Francisco de Assis (1997), onde obteve sua aprovação com grau 10 e conceito A em todas as disciplinas.

Seguindo sua vocação para a docência, em 1993 especializou-se em Metodologia do Ensino Superior. Professor da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), FAME de Barbacena, Coordenador da Residência Médica em o Dr. Marcílio tem inúmeros trabalhos publicados e ministrado aulas cujos conteúdos são de grande atualidade e excelência na apresentação. Ainda que grande estudioso e atento aos avanços tecnológicos das Ciências Médicas, o Dr. Marcílio tem uma carreira alicerçada no humanismo e na importância da afetividade e espiritualidade na abordagem ao paciente e seu entorno. Colega exemplar e generoso, professor atento e dedicado, o Dr. Marcilio em quase 40 anos de exercício da Medicina é um dos grandes nomes da formação médica e do exercício digno da Medicina em Minas Gerais.

Com informações do Hospital Ibiapaba CEBAMS

0

User Rating: Be the first one !

Comentários:

Isabella Paolucci

Jornalista, fã de filmes e séries, k-poper e sagitariana.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios