Folha de BarbacenaMotivaVida da gente

Fórum celebra os dez anos de implantação do Samu Macrorregião de Saúde Centro Sul

Evento realizado em Tiradentes discutiu temas como regulação de urgência e desafios e responsabilidades do Samu e municípios

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu, disponibilizado pelo Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgência Centro Sul (Cisru), está completando dez anos e, para celebrar a data, foi realizado, nesta quinta-feira (30/6), o 1º Fórum de Urgência e Emergência.

No evento, em Tiradentes, foram discutidos temas como a regulação das urgências; desafios e responsabilidades do Samu e municípios, além de SUS fácil e integração com as centrais de urgência.

Durante a abertura do Fórum, o secretário de Estado de Governo, Igor Eto, destacou que a saúde é prioridade para o governo e que o compromisso do Estado é “construir parcerias sólidas para o bem dos mineiros”.

Igor Eto também lembrou que, nos últimos anos, o governo aumentou os repasses financeiros para os consórcios e que estão sendo inauguradas Bases Descentralizadas do Samu por toda Minas Gerais. “Elas irão agilizar o tempo de resposta e reforçam o nosso compromisso, que é investir cada vez mais na comodidade, segurança e atendimento de saúde do nosso povo”, concluiu.

O Cisru é composto por 51 municípios consorciados que são beneficiados com o sistema de urgência e emergência. O Samu 192 da Macrorregião de Saúde Centro Sul encontra-se em funcionamento desde março de 2012. Ele conta com 23 ambulâncias estrategicamente alocadas em bases descentralizadas, além de um Núcleo de Estudo Permanente e uma Central de Regulação das Urgências, localizada no município de Barbacena. Além disso, existem cinco Unidades de Suporte Avançado (USA) e 18 Unidades de Suporte Básico (USB).

Agenda na região

Ainda na região Centro-Oeste, o secretário Igor Eto se reuniu com lideranças dos municípios de Iguatama, Formiga e Campo Belo. O objetivo foi discutir demandas e buscar soluções.

Com informações da Agência Minas

0

User Rating: Be the first one !

Comentários:

Isabella Paolucci

Jornalista, fã de filmes e séries, k-poper e sagitariana.

Artigos relacionados

92 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios