Folha de BarbacenaVida da gente

Festa das Rosas: 54 anos, 50 rainhas e 49 edições

No último mês de maio, a Prefeitura Municipal de Barbacena, através da Diretoria de Cultura, Desportos e Turismo, anunciou o nome das 15 candidatas ao título de Rainha das Rosas de Barbacena. A tradicional festa que movimenta a região e o setor floricultor desde a década de 1960, já passou por seus altos e baixos e completa, no próximo mês de outubro, 54 anos de existência e muita história.

Uma das curiosidades do evento atualmente, sem dúvida, são alguns números que para os menos conhecedores, não fazem sentido. De acordo com a lógica, 54 anos teriam 54 edições e 54 soberanas, no entanto, durante estas cinco décadas vários acontecimentos mudaram um pouco o percurso natural do mais importante evento turístico da cidade.

Até o ano de 2008, mesmo com alguns desafios, Barbacena, através das diversas gestões municipais e do apoio de instituições sociais, conseguiu manter o evento anualmente, com a festa alternando entre o Parque de Exposições “Senador Bias Fortes” e o Centro da cidade. No entanto, em 2009, anos antes de se falar em Covid-19, o mundo passou pela pandemia de gripe H1N1, e por sugestão das autoridades sanitárias, a 42ª Festa das Rosas foi cancelada. Era a primeira vez que o evento não seria realizado, mas para não passar completamente em branco e manter a tradição de certa forma, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) promoveu a eleição da Rainha das Rosas, coroando a 42ª soberana, Jordana Garcia.

No ano seguinte, a própria Prefeitura divulgou a Festa das Rosas como a 42ª edição, retomando a contagem, mas agora com uma rainha a mais. Em 2012, na sua 44ª edição, a Festa sofreria seu segundo cancelamento, justificado pela baixa arrecadação de impostos e crise financeira, desta vez, porém, nem mesmo a eleição da Rainha das Rosas aconteceria. Em 2013 a festa retorna e elege a sua 45ª rainha, mas é cancelada em 2014 (45ª edição), novamente sem o concurso da Rainha.

Em 2015, enfim, acontece a 45ª edição, que seguiu ininterrupta até 2019, totalizando 49 edições da Festa das Rosas. Em 2018, no cinquentenário da Festa, a organização do evento chegou a considerar o mesmo como a 50ª edição da festividade e em 2019 como 51º, mas matematicamente e historicamente, tratava-se apenas da 48ª e 49ª vez que de fato acontecia.

Com os cancelamentos das edições de 2020 e 2021, a Festa das Rosas de 2022 será, de fato, a realização da 50ª edição do evento, elegendo a 51ª soberana e celebrando 54 anos de sua criação. Claro, que tudo isso, matematicamente e historicamente.

Comentários:

Thiago Rossi

Formado em Comunicação Social pela UNIPAC e pós-graduado em Gestão Cultural pelo Senac/BH. Jornalista, escritor e curioso.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios