EsportesFolha de BarbacenaTilt

Equipe da UFSJ é vice-campeã em competição latino-americana de robôs

UaiSoccer é destaque na etapa continental da Robocop 2021

A equipe UaiSoccer Futebol de Robôs conquistou o vice-campeonato na categoria Small Size Soccer durante a Competição Latino-Americana de Robótica, evento virtual que aconteceu entre os dias 11 e 15 deste mês, e que integra as competições mundiais da Robocop 2021. O resultado é motivo de grande comemoração pela equipe, uma vez que representa o melhor resultado da UaiSoccer nesta categoria, desde 2009, quando foi fundada. No campeonato deste ano, o time da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), em sete partidas, marcou 54 gols, sofreu apenas um e perdeu a final nos pênaltis por 1 a 0, depois de um emocionante empate sem gols.

Durante o torneio, a UaiSoccer participou também da categoria Drone. De acordo com o coordenador da equipe, professor Eduardo Bento Pereira (Depel), a tarefa principal era desenvolver a parte eletrônica, mecânica e de programação de um robô, que realizasse os desafios de forma autônoma, sem intervenção humana. “Este ano, por causa da pandemia, o evento foi uma competição simulada, exigindo da equipe apenas o trabalho de programação, ou seja, o desenvolvimento da inteligência dos robôs”, explica.

Para ele, a participação dos alunos é uma forma de os mesmos aliarem o aprendizado da sala de aula com o desenvolvimento de projetos na prática. E mais: o estudante toma contato com tecnologias que, normalmente, não são oferecidas nos cursos, e se tornam um diferencial para seus currículos, dadas as demandas do mercado de trabalho atual.

A UaiSoccer integra o Núcleo de Robótica e Tecnologias Assistivas (CyRos) e a perspectiva é de crescimento das pesquisas e atividades, uma vez que esse projeto vai integrar o recém-criado Centro de Inovação, Criatividade e Tecnologias para a Promoção Humana (CProH), que funcionará no Campus Santo Antônio. “Com esse Centro, temos a oportunidade de crescimento pela integração de diferentes projetos e um espaço mais adequado para pesquisas”, ressalta.

De acordo com o professor Eduardo Bento, para o próximo ano a equipe está empolgada para disputar novamente um lugar no pódio, ainda mais com a possibilidade de um campeonato presencial. A expectativa é compartilhada pelo capitão da UaiSoccer, o estudante de Ciência da Computação, Marco Túlio Moreira Cortes Carvalho. “Essa foi uma conquista importante, que mostra que estamos na direção certa, e que nos enche de esperança de que posições ainda melhores virão”, prevê. Para Marco Túlio, a principal dificuldade na competição foi o distanciamento social, que tornou os processos mais dificultosos, o que conseguiram contornar com muita dedicação e entrosamento por parte de toda a equipe.

Integrantes

Saiba quem faz parte da UaiSoccer Futebol de Robôs:

Professor-orientador – Eduardo Bento Pereira (Departamento de Engenharia Elétrica-Depel)

Mecânica – Daniel Amaral Carmo (gerente), Jefferson Guilherme da Silva Ferreira], Pedro Vasconcelos Mendes, Gislaini Andrezza Santos, Bruno Resende Buzatti

Eletrônica – Victor Emanoel Resende de Oliveira (gerente) e Luiz Otávio Amaral Rodrigues

Software – Marco Túlio Moreira Côrtes Carvalho (capitão), Carlos Masao Mito, Alexander Cristian Mendes Roncalli de Lima

Fonte: Assessoria de Comunicação da UFSJ.

0

User Rating: Be the first one !

Comentários:

Thiago Rossi

Formado em Comunicação Social pela UNIPAC e pós-graduado em Gestão Cultural pelo Senac/BH. Jornalista, escritor e curioso.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios