Folha de Barbacena

EPCAR forma novos cabos e soldados em Barbacena

Solenidades militares marcaram a conclusão dos cursos de Formação de Soldados, de Especialização de Soldados e de Formação de Cabos

Na manhã do dia 10 de dezembro, na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) em Barbacena, aconteceu as solenidades militares alusivas à conclusão dos cursos de Formação de Cabos (CFC), de Especialização de Soldados (CESD) e de Formação de Soldados (CFSd). Ambas foram presididas pelo Comandante da Escola, Brigadeiro do Ar Daniel Cavalcanti de Mendonça, contando com a presença das equipes de coordenação e instrutores dos cursos.

Logo no início da manhã, no auditório da Divisão Administrativa (DA), doze soldados de primeira classe selaram a conclusão do CFC e, junto a eles, vinte e quatro novos soldados concluíram suas especializações nas mais diversas especialidades. Eles agora serão promovidos, respectivamente, a Cabos e Soldados de Primeira-Classe.

Para o agora Cabo Edionito do Carmo Mendes Dias, especialista em serviços de Guarda e Segurança, todos estes quase seis anos de serviço ativo estão sendo coroados com esta promoção, na certeza de que a experiência adquirida lhe será muito válida para as novas funções e atribuições que lhe serão conferidas. “Ser promovido a cabo, neste dia, é motivo de grande alegria, satisfação e realização, não só para mim, mas como para todos os integrantes da turma. Terminar o curso na primeira colocação é gratificante, pois mostra que todo esforço foi recompensado. Que possamos servir de exemplo e que possamos somar ainda mais para o cumprimento da missão da Força Aérea Brasileira”, disse.

Curso de formação de soldados

Já no final da manhã, no pátio de Formaturas da EPCAR, foi a vez de sessenta e três jovens que foram incorporados por meio do serviço militar obrigatório, concluírem o CFSd. Durante emocionante cerimônia militar, além da entrega da premiação ao primeiro colocado do curso e ao eleito como soldado padrão, também foi cantado o Hino Nacional Brasileiro. Os concludentes prestaram o solene compromisso à Bandeira Nacional e também desfilaram em continência ao Pavilhão Nacional, como é também chamada a Bandeira do Brasil.

Classificado em primeiro lugar do curso ao obter a média final de 9,08, o soldado Matheus Felipe Campos Rodrigues destacou que sempre desejou ingressar na carreira militar e que, de agora em diante, irá se dedicar aos estudos para aprovação nos diversos processos seletivos que são oferecidos pela Força Aérea Brasileira (FAB). “Eu não conhecia a EPCAR antes de ingressar, mas hoje posso dizer que ela transforma a pessoa. Quem por aqui um dia passar, poderá ter a certeza de que sairá uma pessoa muito melhor, mais responsável, mais madura”, disse, ratificando que a EPCAR poderá contar com sua dedicação para o desempenho das missões que lhe forem atribuídas. “Darei sempre o meu máximo para defender a Pátria e honrar esta oportunidade que tive, com o grande desejo de seguir a carreira militar”, finalizou.

“O compromisso solene que prestaram perante à Bandeira do Brasil, não visa apenas ao cumprimento de uma prescrição regulamentar. Idealiza incutir na consciência dos senhores uma linha de conduta e um lema de vida, voltados para os valores necessários em nossa sociedade. Permaneçam firmes, mantendo o foco e a determinação, respeitando os valores morais e éticos, a coragem moral, a integridade, o respeito às normas e regulamentos e à tríade de valores fundamentais: dignidade acima de tudo, servir por ideal e aprender para liderar”, discursou o Comandante da EPCAR aos novos soldados da FAB, parabenizando-os e exortando para que não percam de vista pilares da Instituição, que são a hierarquia e a disciplina.

O CFSd é ministrado aos soldados incorporados à Força Aérea Brasileira por meio do serviço militar obrigatório. Com duração de quatro meses, o curso objetiva preparar os novos soldados para as diversas atribuições que lhe serão atribuídas no período de serviço ativo. São ministradas instruções sobre regulamentos militares, ordem unida, tiro, armamento, dentre outras. Os novos soldados são especialistas em segurança de instalações e atuarão nas unidades que compõe a Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ).

Curso de Especialização de Soldados (CESD) e Curso de Formação de Cabos (CFC)

O Curso de Especialização de Soldados (CESD) e o Curso de Formação de Cabos (CFC) destina-se a ministrar aos soldados de segunda classe (S2) e soldados de primeira classe (S1), respectivamente, e que venham a ser selecionados no Processo Seletivo para a Matrícula no CESD e no CFC, os conhecimentos básicos e especializados, necessários ao exercício dos cargos e ao desempenho das funções inerentes aos soldados de primeira classe (S1) e aos cabos (CB). O curso se inicia após a habilitação à matrícula e tem duração de cinco semanas e é realizado nas Organizações Formadoras, abrangendo instruções nos Campos Geral, Militar e Técnico-Especializado. É permitido ao S1 a permanência no serviço por até seis anos, a contar de sua data de incorporação e, ao Cabo, a permanência por até oito anos, também a contar de sua data de incorporação na unidade militar.

Com informações da EPCAR

0

User Rating: Be the first one !

Comentários:

Isabella Paolucci

Jornalista, fã de filmes e séries, k-poper e sagitariana.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios