Folha de Barbacena

Eleições da OAB de Minas Gerais acontece neste sábado

Serão escolhidos os representantes das subsecções e da seccional, para os próximos três anos

No dia 27 de novembro será realizada as eleições da OAB de Minas Gerais, na oportunidade serão escolhidos os representantes das subsecções e da seccional, para os próximos três anos. Infelizmente, no âmbito nacional ainda não possuímos o poder do voto e tal eleição acontece de forma indireta, ressalta-se que existe em trâmite junto ao Senado o projeto de Lei, PL 305, de 2021 que em síntese possui como ementa principal o estabelecimento das eleições diretas para a Diretoria do Conselho Federal da Ordem dos advogados do Brasil.

A OAB além de ser a entidade representativa dos advogados, possui ainda relevante importância social dentro do Estado Democrático de Direito, já que é uma das instituições que mais podem influenciar as mudanças legislativas, atuar perante os paradigmas sociais e promover transformações culturais.

Por isso, surge a chamada importância social da Ordem dos Advogados do Brasil. E surge ainda a necessidade de uma gestão participativa e é com essa premissa que quando se é oportunizada a participação ativa externa através do voto e interna através dos gestores, comissões, entre outros, os advogados se predispõe não só pelo benefício da classe como em contrapartida mesmo que indiretamente a desempenhar valoroso papel social.

Com esse pensamento, aceitei o Convite da Chapa “PELA ORDEM COM VOCÊ” (22) para participação ativa nas eleições OAB/MG 2021 como integrante do Conselho da Seccional. Teremos como candidato a Presidência o Dr. LUIS CLAUDIO DA SILVA CHAVES e como presidente da CAA/MG Dra. HELENA DELAMONICA.

Gostaria de esclarecer que houveram cobranças quanto a minha participação para as eleições na subseção e também na seccional, por isso, considerando que colegas de outras regiões também me apoiaram em outras questões em prol da classe, decidi no último instante por essa participação, tratando-se de uma representação de forma mais abrangente.

Em que pese outros convites e ainda, o reconhecimento de que existem bons representantes em todas as chapas, afirmo que minha escolha se deu especialmente pelo retorno que tive de integrantes desta, quando buscava apoio para o nosso Abaixo Assinado referente a Anuidade e também por participar e partilhar das ideias presentes nas propostas apresentadas.

Lembro que o pedido foi reconhecido como “ISENÇÃO EXTRAORDINÁRIA” para aqueles que fizeram o requerimento tempestivamente e devidamente comprovado, bem como, foi atendida a possibilidade do parcelamento para quem havia perdido o prazo inicial.

Na oportunidade, passei a noticiar em grupos e em redes sociais, não só o resultado do Abaixo Assinado mas também os demais auxílios que estavam sendo oferecidos pela CAA/MG desde o início da pandemia.

Após, fiquei satisfeita ao saber que diversos colegas foram contemplados com os auxílios. Outro ponto importante, é que a chapa também tem dado oportunidade para implementação de ideias e participação ativa dos advogados, através não só dos advogados integrantes da chapa como também pelo endereço: https://dialogaoab.com.br/

Quanto a Barbacena (subseção), todos tem capacidade e entendo que competição saudável agrega valores e ideias, porém, e após as eleições independentemente do vencedor é crucial a União. Tenho certeza de que unidos faremos diferença, prova disso é que quando compartilhei o Abaixo Assinado, tive como ideia inicial a movimentação dos advogados(as) e em menos de um mês alcancei com a união dos colegas mais de 10% da classe mineira, jamais esperava tal número, tão pouco o retorno.

O objetivo foi alcançado, movimentamos o nosso meio e demonstramos que somos capazes de ao invés de somente “reclamar”, nós unir e chamar atenção para algo que nos incomoda e assim alcançar mudanças. Com isso, peço o apoio da advocacia para a chapa “PELA ORDEM COM VOCÊ” (22) para a Seccional, espero estar à altura para representa-los e estarei à disposição.

Roniemércia Aparecida Santos de Sá – OAB/MG 145.095

0

User Rating: Be the first one !

Comentários:

Izadora Tavares

Formada em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) - PUC Minas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios