Folha de BarbacenaVida da gente

Chefe de Barbacena participa da elaboração de tradicional livro de receitas de Belo Horizonte

“Primórdios da Cozinha Mineira” celebra o seu 5º aniversário no Senac e traz em publicação resultados do trabalho de ressignificação de uma das regiões mais singulares de BH

Uma das zonas culturais mais pulsantes de Belo Horizonte, a região da Lagoinha é conhecida pela religiosidade, lazer e gastronomia. Manter viva uma história, mais que centenária, é um desafio de ressignificação constante, reavivamento de hábitos, memórias, histórias e significados. Foi nisso que o Programa Primórdios da Cozinha Mineira focou ao elaborar livro homônimo, que traz 10 receitas com ingredientes tipicamente mineiros e característicos do tradicional bairro da capital mineira. Para fazer parte desse projeto, portanto, foi necessária a participação de diversos profissionais, entre eles, Mauro de Paula, chef executivo do Senac e docente dos cursos de gastronomia da instituição em Barbacena.

De acordo com a especialista educacional e coordenadora do programa Primórdios da Cozinha Mineira, Vani Pedrosa, o projeto se configura como um resgate histórico e cultural. “Durante nossa pesquisa notamos que os moradores e empreendedores da região ainda possuem lembranças ricas da infância, de hábitos culturais que foram passados de geração em geração, de ingredientes e preparações que são símbolo da Lagoinha. Realizar esse processo de resgate, que também se preocupa em trazer soluções para os empreendedores de hoje que atuam na região, é muito importante, pela própria evidência cultural do bairro, mas também pelo momento que estamos vivendo, de retomada“, comenta. 

Assim o projeto buscou reavivar uma mostra da Lagoinha que ressalta a visibilidade e integração da cadeia produtiva alimentar de origem do território fortalecendo, assim, a integração social e a identidade alimentar da região. Fez parte do processo, inclusive, o aprimoramento da mão de obra local por meio de workshops e treinamentos com foco nos processos de gastronomia e de gestão de negócios. 

 Livro de Receitas 

A pesquisa foi realizada em duas etapas: a primeira voltada a fatores socioculturais e a segunda focada diretamente no viés gastronômico, com oficinas diversas realizadas pelos chefs do Senac para a comunidade local. 

Parte dos saborosos resultados e preparações desenvolvidas nesses encontros você vai encontrar no Livro de Receitas. São diversas abordagens culinárias típicas do bairro, divididas em Porções de Bares e Restaurantes, Comida de Rua, Doces e Panificações. 

Acesse o Livro de Receitas aqui

 

Fonte: Senac.

0

User Rating: Be the first one !

Comentários:

Thiago Rossi

Formado em Comunicação Social pela UNIPAC e pós-graduado em Gestão Cultural pelo Senac/BH. Jornalista, escritor e curioso.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios