Folha de Barbacena

Bombeiros combatem incêndios em vegetação em São João del-Rei

Em um dos casos, chamas atingiram terreno próximo à subestação de energia elétrica

Militares do Corpo de Bombeiros de São João del-Rei atenderam, nesta quinta-feira (02/05), duas ocorrências de incêndio em vegetação na cidade. Na primeira ocasião, logo no início da tarde, os Bombeiros compareceram ao bairro Bonfim, onde as chamas atingiam um terreno no entorno de uma subestação de energia elétrica. No momento da chegada da equipe, os focos estavam próximos às torres de eletricidade. Com o uso de abafadores, os militares conseguiram extinguir as chamas antes que elas atingissem o local.

Já ao final da tarde, os Bombeiros foram acionados para combater um incêndio em lote vago que ameaçava atingir residências próximas. De acordo com o Sargento Ávila, chefe da equipe que atendeu a ocorrência, “quando chegamos, as chamas estavam bastante altas e se aproximavam de uma casa. Imediatamente, nossa equipe realizou o combate ao fogo com o uso de abafadores, eliminando, assim, o risco”. Ainda de acordo com o Sargento, o incêndio atingiu uma área de, aproximadamente, 1000 m².

Bombeiros ressaltam importância de cuidados para prevenir incêndios em vegetação

Durante o período de estiagem, que vai mais ou menos do final de maio até por volta de outubro, a incidência de incêndios em vegetação aumenta bastante por toda a região. Por isso, os Bombeiros alertam para cuidados a serem adotados nesta época.

“Lotes devem estar limpos, sem acúmulo de lixo. Caso realize a limpeza do seu terreno, o descarte do material deve ser feito da maneira correta. Nunca se deve atear fogo na vegetação resultante da capina, pois, com o tempo seco e os fortes ventos, a possibilidade de que as chamas se alastrem é muito grande”, orienta Ávila.

Ainda segundo o Sargento, moradores de áreas rurais também devem adotar certos cuidados neste período do ano. “Para quem mora em zonas rurais, é importante que se faça aceiros, que são áreas em que a vegetação é retirada para separar terrenos, dificultando, assim, a propagação do fogo em caso de incêndios. Quem deseja realizar a queima controlada para limpeza de pastagens deve procurar o Instituto Estadual de Florestas (IEF) para ser orientado sobre os procedimentos corretos. Esta queima jamais deve ocorrer sem a devida orientação”, conclui o Bombeiro.

Com informações do Corpo de Bombeiros

0

User Rating: Be the first one !

Comentários:

Isabella Paolucci

Jornalista, fã de filmes e séries, k-poper e sagitariana.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios