Folha de BarbacenaPalco BCN

Artista barbacenense Kaíke Barto realiza espetáculo no Chile

No próximo sábado (02/07), o espetáculo chega ao Festival de Inverno de Ouro Preto

O espetáculo “Nasce a Cada Dia – Um Concerto Cênico para a América Latina”, concebido e dirigido pelo cantor e ator barbacenense Kaíke Barto viajou para a cidade de Santiago, no Chile, no dia 22 de junho para se apresentar em cooperação com as companhias chilenas Teatro Pan e La Família Teatro no espaço Aldea del Encuentro, na comunidade de La Reina.

A obra se inspira na obra “Livro dos Abraços”, do escritor uruguaio Eduardo Galeano, que registrou suas impressões sobre os povos latino americanos em suas idas e vindas pelos países do continente. “Urge nos perguntarmos: o que nos faz latinas e latinos?” explica o idealizador. Segundo ele, esse questionamento deve ser feito em um “exercício de reconhecimento e também de partilha, celebração e vínculo de tudo o que somos e podemos ser”.

Tratar desta temática, para Kaike Barto, é uma forma de entender a história dos povos latino americanos e voltar os olhos para suas raízes e identidade, esta também é a sua pesquisa de doutoramento em Artes da Cena pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). “Parafraseando a canção, não somente os ventos do norte movem moinhos. Precisamos olhar para o sul. Sobretudo para conhecer as riquezas dos países que compõem a América Latina e que ultrapassam os estereótipos comumente citados ao se tratar da pauta”, explica o autor.

Clássicos como “Dos Gardênias”, “Quizás”, “Fé Cega, Faca Amolada” e “Divino Maravilhoso” se costuram aos contos de Galeano e apresentam ao público uma série de recortes interdependentes sobre o ser latino, questão essencial nos dias atuais. Além disso, Kaíke Barto traz duas de suas composições autorais para a cena, são elas: “Nasce a Cada Dia”, homônima à obra e que será lançada em single e clipe musical, previstos para o próximo mês e “Chega”, parceria com o artista Hilreli.

Kaíke Barto divide a cena com a artista Natália Vargas, sua parceira de criação e com Juliana Mota, Marcos Filho e Bruno Santos – professores dos cursos de Teatro e Música da UFSJ, onde o espetáculo nasceu, fruto da parceria com o Grupo de Pesquisa e Extensão CASA ABERTA, em 2019. Esta viagem também se deu através desta potente parceria. O encontro entre estes artistas possibilitou a criação de uma rede de intercâmbio, ampliando as possibilidades de ação e projetando novas trocas entre Brasil e Chile.

No próximo sábado (02/07), o espetáculo chega ao Festival de Inverno de Ouro Preto, às 19h, no Teatro Ouro Preto – Centro de Convenções da UFOP – localizado na rua Diogo de Vasconcelos, nº 328, no bairro Pilar.

0

User Rating: 4.2 ( 1 votes)

Comentários:

Isabella Paolucci

Jornalista, fã de filmes e séries, k-poper e sagitariana.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios