Colunista - Idinando BorgesFolha de BarbacenaIdinando Borges

Aniversários da Santa Casa

HISTÓRICO – A Santa Casa de Misericórdia de Barbacena foi fundada pela Confraria/Irmandade de Santo Antônio, organizada em 20 de julho de 1852, e inaugurada a 1º de Janeiro de 1858. A fundação deve-se aos donativos de Antônio José Ferreira Armond, devido a herança herdada de seu irmão, padre José Joaquim Armond. Antônio José Ferreira faleceu em 10 de janeiro de 1852, deixando em seu testamento quase toda sua fortuna para a fundação da Santa Casa. Devotados à fé cristã o pequeno hospital contou desde o início com a Capela de Santo Antônio, mesmo pequena, um belo templo. Ao longo da história, muitas histórias de acolhimento e luta para a obtenção de recursos. Foi fator de fraternidade a presença das religiosas e iniciativas como a filha de Antônio Marques da Silva Pereira, membro da Irmandade de Santo Antônio, Porphyria Heliodora e do seu marido, o Coronel José Máximo de Magalhães, filho do diplomata Olinto de Magalhães que foi provedor atuante. A instituição contou por um período com o ilustre ministro do STF, Antônio Carlos Lafayette de Andrada como provedor, que foi também provedor da Santa Casa do Rio de Janeiro. José Bonifácio Lafayette de Andrada, o Zezinho Bonifácio também foi provedor, sucedido por seu filho, Bonifácio José Tamm de Andrada. (Andradinha). A qualificada educadora, Cleyde Marks imprimiu dedicação como provedora. Em recente eleição, a irmandade de Santo Antônio, elegeu a Maria Angélica Borges de Andrada como provedora.

A PROVEDORA A bem nascida, Maria Angélica carrega dois sobrenomes de tradição; o Borges e o Andrada. Conhecida no seu círculo intimo como “Manina“ é uma mulher que só por sua fé já é elegante. Não são suas roupas, por sinal, impecáveis para o evento, que a faz ser elegante, é também seu jeito simples, seu estilo autêntico que a fazem ser a elegância em pessoa. Recebeu, ao lado do diretor da instituição, doutor Flávio Maluf as autoridades, entre as quais: o Vice-prefeito José Aloísio Dias, o representante do Brigadeiro Daniel de Mendonça, o Major/Médico André Luiz Villalba Codorniz, o Secretário de Saúde, Arinos Brasil e os familiares, entre os quais; o irmão Martim Franscisco Borges de Andrada e os sobrinhos: o Deputado Doorgal Andrada, o vereador José Bonifácio (Zezinho Andrada), o Vice Reitor da Unipar, Bonifácio Neto e a prima e cunhada, a médica, Ondina Andrada e amigos da instituição. Após a execução das peças musicais, emocionada, fez questão de cumprimentar o regente e todos os componentes da Banda de Música. Foi lindo…!

A BANDA DA EPCAR – Toda Banda de Música encanta; elas executam sons de júbilo, motivações e também de tristeza. É uma instituição que transcende o aspecto músico-cultural, principalmente em uma instituição militar/educacional como a Epcar. A Banda de Música da Epcar é um patrimônio em Barbacena. Ao longo dos anos, milhares de jovens marcharam sob seus toques, ocasionando júbilo e até lágrimas, lágrimas furtivas das mães dos jovens estudantes e prestadores de serviço à pátria. Foi com certeza um presentão, contar com sua participação nos 170 anos da Santa Casa. Com a regência do Soldado Tiago, diversos números foram executados.
A MISSA SOLENE Concelebrada pelo Monsenhor Denival Milagres e padre Alvim Valério, foram pontuais “é preciso amor e fraternidade” em acolher! Deu brilho à celebração parte do Coral “Venerável Ordem Terceira do Carmo” com belos cânticos de louvor à Deus e agradecimentos aos que lutaram e lutam pelo hospital. No Evangelho de Mateus, a “Parábola do Semeador“: “As sementes que caíram em terra boa, e produziram à base de cem, de sessenta e de trinta frutos por semente. Quem tem ouvidos, ouça!”

Após a missa, no jardim interno, aconteceu a live musical, homenagens e agradecimentos nas falas pontuais do diretor, Flávio Maluf e do deputado Doorgal Andrada. O jornalista e RP Márcio Cleber coordenou uma equipe dedicada para o sucesso do evento.

0

User Rating: Be the first one !

Comentários:

Isabella Paolucci

Jornalista, fã de filmes e séries, k-poper e sagitariana.

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Você não pode perder este jogo MMORPG de fantasia!

    O jogo online MMORPG de fantasia número 1 em todo o mundo. Você pode começar registrando seu personagem MMORPG em nosso jogo online baseado em AQW, depois você pode baixar o launcher e começar a jogar com sua conta.

    Nós fornecemos a melhor experiência de jogo de todos os jogos de fantasia MMORPG, os melhores jogos online para crianças e adultos, você não ficará desapontado com Skidson.Online, o melhor MMORPG baseado em AQWorlds.

    Empunhe sua espada e derrote inimigos neste grande MMORPG de navegador que faz manchetes há mais de 5 anos! Este servidor AQW fornecerá o melhor entretenimento por horas e horas.

    Você pode ganhar dinheiro com o Skidson, temos um programa de afiliados que oferece 10% de comissão, basta indicar as pessoas para o jogo usando seu link de afiliado. Ganhe até 1000$ por semana!

    Obrigado por ler, esperamos que você goste do nosso incrível jogo online MMORPG de navegador de fantasia baseado em AQW (Adventure Quest Worlds).

    Visite-nos agora: https://skidson.online/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios