Folha de BarbacenaMotiva

Alunos da FAME discutem saúde mental com adolescentes do Ensino Fundamental

A ação foi realizada no Colégio Soberana de Barbacena

Na última sexta-feira (24/06), acadêmicos do 4° período de Medicina da FAME realizaram atividades de promoção à saúde mental para adolescentes do ensino fundamental do Colégio Soberana de Barbacena. A ação extensionista, orientada pelos professores Dr. Sebastião Vidigal e Dr. Júlio Andrade, abordou aspectos relacionados às principais psicopatologias que afetam o público infanto-juvenil.

Além da exposição das psicopatologias, os acadêmicos orientaram o público-alvo em relação às diversas formas de se reduzir e evitar os prejuízos decorrentes dos transtornos mentais. Nesse sentido, temas como “Comunicação não violenta”, “Valorização da vida”, “Violência Doméstica” e “Prevenção ao uso de drogas” também integraram as atividades.

Para a acadêmica Amanda Coimbra Russo, a atuação junto aos estudantes do Colégio Soberana representou uma importante ferramenta de transformação social. “Esse projeto teve início como uma proposta de intervenção em um dos cenários mais críticos da pandemia, mas, por incrível que pareça, tem demonstrado maior relevância atualmente: no momento ‘pós pandêmico’. Isso porque o isolamento e as restrições sociais tiveram como resultado ou agravaram uma série de psicopatologias na população infanto-juvenil. Como exemplos disso podemos citar a crescente violência no ambiente escolar e o baixo rendimento dos alunos após o retorno às atividades presenciais. É nesse sentido que o projeto atua”, ressaltou a acadêmica.

Além das atividades realizadas na escola, os acadêmicos integrantes do projeto elaboraram uma cartilha informativa que foi enviada para os professores e pais de alunos do Colégio Soberana. O conteúdo apresentado na cartilha foi desenvolvido em linguagem simples e pedagógica, abordando as principais psicopatologias que afetam as crianças e adolescentes e formas de se promover a saúde mental na escola e na família.

Para acessar a cartilha desenvolvida pelos acadêmicos, clique aqui.

Com informações da FAME

0

User Rating: Be the first one !

Comentários:

Isabella Paolucci

Jornalista, fã de filmes e séries, k-poper e sagitariana.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios