Folha de Barbacena

Alunas e professora do IF Barbacena participam de Colóquio Internacional

O evento aconteceu no final de novembro

No fim do mês de novembro, a professora Sirleia Maria Arantes e as alunas Mariana Dias Bessa, do terceiro ano do curso integrado de Química, e Sara Cristina Felipe Franco, do segundo ano do curso integrado de Hospedagem, do IF Sudeste – Campus Barbacena participaram do VII Colóquio Nacional e III Colóquio Internacional: A produção do conhecimento em educação profissional em defesa do projeto de formação humana integral.

No evento organizado pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), elas apresentaram o trabalho intitulado “Do aprendizado agrícola de Barbacena ao Instituto Federal: a experiência de pesquisa e organização do CDOC por jovens do Ensino Médio (1910-2008)”.

O VI Colóquio Nacional e III Colóquio Internacional é uma realização do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP) do IFRN, que vem se consolidando como espaço de produção e difusão de conhecimentos sobre educação profissional e suas inter-relações com a Educação Básica.

Neste ano, o Colóquio analisa os retrocessos no campo dos direitos sociais na sociedade brasileira, em Moçambique e na França, de forma geral e, especificamente, suas consequências para a formação da classe trabalhadora, nomeadamente, no ensino médio na relação com a educação profissional discutindo e defendendo a formação humana integral.

O Colóquio abriga em 2021 o I Simpósio Franco-Brasileiro de Educação Profissional, com o tema “Diversidade e Bem-Estar na Educação Profissional”. Com o apoio do Consulado Geral da França no Recife, o Simpósio visa reunir pesquisadores e estudantes falantes de língua francesa em torno de reflexões multidisciplinares sobre como levar em conta alguns aspectos da diversidade – especialmente aqueles relacionados ao gênero e à sexualidade, de forma interseccional – e o bem-estar dos sujeitos no âmbito da educação profissional. O Simpósio também faz parte das ações do projeto de pesquisa Corpo, Gênero e Sexualidade na Educação Profissional, do qual uma equipe de pesquisadores e estudantes brasileiros e franceses está participando. A investigação é financiada pela chamada universal 2018 do MCTI/CNPq.

Com informações do IF Sudeste

0

User Rating: Be the first one !

Comentários:

Isabella Paolucci

Jornalista, fã de filmes e séries, k-poper e sagitariana.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios