Folha de Barbacena

A Importância das eleições da OAB

Estamos diante das eleições da OAB, e é com firmeza que ratificamos a importância da Ordem dos Advogados do Brasil não apenas para os advogados, mas também para a sociedade. É por meio das eleições que ocorrerão no próximo dia 27/11 que a advocacia definirá os representantes de cada Subseção e Seccional para os próximos 03 (três) anos. Os eleitos atuarão de forma voluntária, em prol do bem comum de toda a advocacia e, consequentemente, da sociedade.

Para um futuro melhor, precisamos conhecer mais nosso passado. A OAB – Ordem dos Advogados do Brasil foi criada em 1930, com a publicação do Decreto 19.408/30. Trata-se de instituição de máxima representação da classe profissional dos advogados, na qual a finalidade precípua é a defesa da Constituição Federal, da Ordem Jurídica e dos Direitos Humanos. Busca a Justiça Social e zela pela eficácia da administração da Justiça, bem como pelo aperfeiçoamento das instituições jurídicas. Promove, com exclusividade, a representação, a defesa, a seleção e a disciplina dos advogados em toda a República Federativa do Brasil.

Por esta razão, a magnitude da OAB vai além da classe jurídica e reverbera na sociedade como um todo. O advogado é instrumento de representação do jurisdicionado, de tal forma que sua atuação é indispensável à administração da Justiça e, consequente, à manutenção da democracia. Grande parte da população já precisou ou precisará da atuação de um advogado.

Nós, da CHAPA OAB UNIÃO E IGUALDADE (10031), em conjunto com a CHAPA SECCIONAL RENOVA OAB (33), estamos empenhados em realizar o fortalecimento da advocacia, visando o respeito às prerrogativas profissionais. Objetivamos estreitar as relações com o Poder Judiciário e demais órgãos públicos e privados. Identificamos a necessidade de conscientização da sociedade e demais instituições sobre a importância do papel do advogado. Buscamos uma OAB mais participativa e colaborativa, acolhendo a jovem advocacia e a advocacia sênior. Temos como meta a criação de cursos de aperfeiçoamento e capacitação profissional em parceria com a ESA – Escola Superior de Advocacia. Planejamos buscar parcerias com o comércio local e profissionais da área da saúde e lazer. Idealizamos uma parceria com o SEBRAE visando à construção de um projeto empreendedor em prol de nossa classe. Pretendemos adquirir mais equipamentos eletrônicos para a sede da OAB para ampliar a utilização do Escritório Compartilhado, com as inovações tecnológicas implementadas, já que os processos digitais e procedimentos eletrônicos são irreversíveis nos tempos atuais.

A título de esclarecimento, em Barbacena temos cerca de 1.300 (um mil e trezentos) advogadas, advogados e estagiários inscritos e precisamos, principalmente, nesse momento de janela pandêmica – dadas suas consequências – de uma só voz para atingirmos nossos objetivos. Novos tempos exigem novas iniciativas. Em 90 anos de existência da OAB Barbacena, nunca houve uma mulher como representante da classe. Nesse diapasão, acreditamos que a sociedade Barbacenense se renovará através da nossa chapa e, por isso, conclamamos todos ao voto. No dia da eleição, contamos com o apoio e o voto da Advocacia Barbacenense para eleger a Chapa OAB União e Igualdade (10031) e, no Estado, a Chapa Renova OAB (33).

0

User Rating: 5 ( 1 votes)

Comentários:

Izadora Tavares

Formada em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) - PUC Minas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios